Virada Educação Minas Gerais

Publicado em:Informativo- set 15, 2015 Sem comentários

A SEE, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (unicef) e com a
colaboração de ONGs, associações e organizações da sociedade civil, está realizando Rodas de Conversa em todo o estado, que irão acontecer até o dia 15 de setembro. O objetivo é
proporcionar um primeiro momento de escuta a jovens e professores(as) sobre as questões
relativas aos desafios e potencialidades das escolas. Essas conversas estão sendo registradas e serão sistematizadas em um documento que será apresentado às escolas e à comunidade
escolar. Ele será fundamental para nos ajudar a identificar quais as principais demandas das
escolas e, a partir desse diagnóstico, desenvolvermos políticas que se adequem melhor a essas realidades.
É importante reforçar que as rodas de conversa são uma das etapas da Virada Educação Minas Gerais e vão culminar no encontro do dia 19 de setembro. Nesse sentido, as discussões
geradas devem servir de base à construção das propostas de atividades para o dia 19, bem
como de propostas de ações posteriores que atendam aos objetivos da Virada: trazer de volta
os(as) jovens que estão fora da escola, para que retomem os estudos, além de buscar maior
aproximação entre a juventude e a escola.
No dia 19 de setembro – data do aniversário de Paulo Freire – está marcado o encontro da
Virada. A proposta é que os espaços das escolas e de seus entornos sejam ocupados com
atividades diversas pensadas e organizadas pela comunidade escolar,envolvendo principalmente os (as) adolescentes e jovens. Este dia será o dia de celebrarmos o novo tempo na educação em Minas e lançarmos a campanha VEM, que terá como foco os jovens de 15 a 17 anos que estão fora da escola, para que retomem os estudos.

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Publicado em:Informativo- abr 25, 2015 Sem comentários

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito.

A Formação Continuada de Professores do Ensino Médio tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

Um dos encontros de professores realizados na escola:

VIII Pedalando pela Vida – Em defesa do meio Ambiente

Publicado em:Eventos, Notícias- mar 31, 2015 Sem comentários

No último dia 28 de março, a Escola Estadual Interventor Alcides Lins, do município de Curvelo, 10ª SRE, desenvolveu juntamente com seus alunos, professores e funcionários, o projeto “Pedalando pela vida – Em defesa do meio ambiente”, já na sua sétima edição.
Este projeto visa resgatar a valorização da prática saudável de esporte, a noção de cidadania, a responsabilidade e a consciência ambiental, o conhecimento e respeito às leis de trânsito.
Os passeios de bicicleta servem para aumentar o rendimento do aluno em sala de aula, melhorar a postura junto aos professores, estimulando mais empenho nas disciplinas convencionais.
O percurso é feito nas imediações da escola. Após o passeio ciclístico, os participantes se reúnem na porta da escola e acontece sorteio de uma bicicleta e vários brindes doados pelos professores e casas de comércio da cidade.
Além disso, os envolvidos nos projeto desenvolvem pesquisas sobre a área que percorreram, para identificar o tipo de terreno, o que existia no local no passado, qual o impacto sofrido pela modernização, cálculos de tempo do passeio, distância, etc.
“Pedalar é ter respeito pelo mundo e pelas pessoas.”
Diretor Márcio Cordeiro e Professor Henrique Gutfraind, fazendo entrega da bicicleta ao aluno sorteado.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP 2015

Publicado em:Notícias- mar 31, 2015 Sem comentários

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Com satisfação apresentamos alguns programas desenvolvidos ao longo desses anos e convidamos você a conhecer um pouco mais a OBMEP.

PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA
Voltado para o professor de matemática das escolas públicas, o programa quer estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões. Professores de todo o país são habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em sua escola ou em escolas vizinhas. O programa conta com o apoio da CAPES. Visite a página para conhecer melhor o programa http://www.obmep.org.br/OBMEP_na_escola.html.

Você encontrará aqui muitas outras informações e eventos, como as cerimônias regionais e nacionais de premiação, encontros com alunos do PIC, etc.
Visite, participe e incentive a participação na OBMEP. Cerca de 19 milhões de alunos, em praticamente todos os municípios brasileiros, têm participado da competição!
OBMEP: somando novos talentos para o Brasil!
Leia Mais… Calendário OBMEP – 2015

VIII Pedalando pela Vida – Em defeza do meio Ambiente

Publicado em:Eventos- mar 23, 2015 Sem comentários

VIII PEDALANDO PELA VIDA
EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

INÍCIO: 28 de março de 2015

PÚBLICO ALVO: Comunidade escolar da Escola Estadual “ Interventor Alcides Lins”

JUSTIFICATIVA:

Buscando criar um espírito de equipe, noções do quanto é importante participar das atividades, ajudando colegas; professores e alunos pedalando juntos fazem acontecer uma verdadeira “família”; esta equipe torna-se realidade com a realização deste projeto.
Este projeto visa resgatar a valorização da prática saudável de esporte, a noção de cidadania, a responsabilidade e a consciência ambiental, a conhecimento e respeito as leis de trânsito.
Os passeios de bicicleta servem para aumentar o rendimento do aluno em sala de aula, melhorar a postura junto aos professores estimulando mais empenho nas disciplinas convencionais.
Os envolvidos no projeto terão que desenvolver pesquisas sobre a área que percorreram, como, por exemplo, saber o tipo de terreno, o que existia no local no passado, qual o impacto da modernização, calcular o tempo do passeio, distância, etc.
Pedalar é ter respeito pelo mundo e pelas pessoas.

OBJETIVOS:
• Promover uma integração entre a comunidade escolar da Escolar Estadual “Interventor Alcides Lins”.
• Criar ações exclusivas para jovens, como forma de união entre as diversidades raciais.
• Aumentar o rendimento do aluno na escola.
• Transformar o aluno em multiplicador de boas iniciativas
• Aprender a trabalhar em equipe
• Resgatar a valorização pessoal.

PARCERIAS: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Rádio Comunitária.

PERCURSO: Saída na Praça Professor Claudovino de Carvalho, às 08 horas, seguindo pela Paulo Frontim, Av. Timbiras, Av. Gentil de Matos , Rua Salvo Filho, Rua Oscar São Lajes, Rua Milton Gonçalves Oliveira, Avenida Integração contorna rotatória voltando pela Integração até Rua Ceará, contorna e volta até rua Monsenhor Tavares, Avenida Antonio Olinto, Rua João Evangelista, Avenida Timbiras, rotatória da Paulo Frontim, retorno para a escola.

CULMINÂNCIA: Passeio ciclístico dia 28 de março às 9 h 30 min., na porta da referida escola.
INSCRIÇÃO: Realizada na escola pelos colaboradores.
AVALIAÇÃO: Preencher formulário da enquete: Aprovado o Pedalando pela Vida 2015 ( ) sim ( ) não
1 Baixe o formulário da enquete Pedalando pela Vida 2015 Aqui