História

AEscola Estadual “Interventor Alcides Lins”, foi criada em 1929, mas somente em 15 de março de 1947 se deu a sua instalação graças aos esforços do incansável Cônego João Tavares de Souza, que era prefeito e pároco de Curvelo.Por falta de prédio próprio, o ato da instalação se deu no Grupo Escolar “Dr. Viriato Diniz Mascarenhas” – primeira escola de Curvelo.Logo após a instalação deu-se o início das aulas com nomeações e designações entre 15 e 18 de março de 1947, do seguinte modo:- Diretora: Dona Neide de Freitas (hoje residente em Belo Horizonte)- Auxiliar da Diretora: Dona Ruth Figueiredo Viana.- Regentes de Classes: Leda de Campos Valadares, Edy Teixeira Lima, Dalva Ribeiro Duarte, Maria Nazaré Ribeiro, Francina Diniz, Regina de Carvalho, Ana Maria Raquel e Maria Augusta Amaral. A porteira era Maria José dos Santos, Professora de Trabalho: Isabel Soares Duarte. Servente: José Moreira Sena.Por não possuir prédio próprio de 1947 a 1954 as aulas foram ministradas em um prédio velho cedido pela prefeitura, à Av. Dom Pedro II, onde funcionava até 2004, o Palácio da Justiça. 
Há um fato interessante sobre este prédio


Naquela época os alunos assistiam às aulas de catecismo com o Padre Paulo Rutten, no Santuário de São Geraldo. Enquanto os alunos foram até o Santuário, o telhado do prédio desabou. A vizinhança acorreu ao local e deu graças a providência Divina em socorrer às pessoas por antecipação. Devido à precariedade do prédio, o Grupo Escolar “Interventor Alcides Lins”, passou a funcionar no prédio do 2° Grupo Escolar da cidade, o Grupo Escolar “Monsenhor Rolim”. Em julho de 1960, o Grupo Escolar “Interventor Alcides Lins” ganha seu próprio prédio, localizado na Praça Claudovino de Carvalho, 358, onde funciona até hoje. A inauguração do prédio foi muito solene. Contou com a presença do Excelentíssimo Governador, Senhor José Francisco Bias Fortes, autoridades do município curvelano e a comunidade escolar. Na época, a diretora era Dona Josefina Ernestina Jascolka. O interessante é que o prédio pertencia ao Estado, mas o terreno de 2.520 metros quadrados, não. Somente a 17 de junho de 1968, oito anos mais tarde, é que o então prefeito, o Senhor Olavo de Matos fez a doação do terreno, através da escritura passada em cartório a 30 de maio de 1968. A denominação “Interventor Alcides Lins” se deu por escolha do Secretário de Educação do Estado de Minas Gerais, Dr. Ildefonso Mascarenhas da Silva. Este não deu ao 3º grupo escolar de Curvelo um nome de um curvelano, porque achou necessário homenagear um político mineiro de renome, pelas suas obras em benefício do Estado e da Pátria.

Doutor Alcides Lins


Era natural de Ouro Preto, de caráter nobre e patriótico, fiel à democracia, digno de ser imitado pela juventude. Pessoa sóbria, culta e humilde, que serviu à Educação, ao Estado, à Nação e à Cultura. Formou-se em engenharia Civil e de Minas, pela Escola de Minas de Ouro Preto, em 1915. Fazendeiro. Ocupou vários cargos e dentre eles o de Interventor Federal, no Estado de Minas Gerais em 21.12.1946. Faleceu aos 78 anos de idade em 19.11.1969, no Rio de Janeiro. Em 26/05/1970, foi anexado a esta Escola o “Curso Complementar de Curvelo” e, em ato assinado pelo Sr. Secretário de Estado da Educação, em 18/05/1973, foi autorizado o funcionamento de 7ª e 8ª séries, já se estruturando como de 1° grau completo, passando a funcionar de acordo com o regime implantado pela lei 5692/71. O prédio escolar foi ampliado em 1974, em virtude da extensão de séries, sendo construídos Laboratório de Ciências, depósitos, sala de professores e sala de supervisão. A escola conta com Núcleo de Informática, secretaria informatizada e em 2000 iniciou-se o funcionamento do Ensino Médio de acordo com o Parecer n° 265/200, aprovação de 29/03/00. Em 2003, a Escola foi agraciada com o selo “Escola Solidária 2003”e 2005, pelo Ministério da Educação. Este programa reconhece a nível nacional as instituições de ensino que participaram com ações voluntárias na formação de jovens. Através do Projeto Curso Pré Vestibular, a instituição firma-se com solidez no processo educacional brasileiro. Em 2004, foi reativada e registrada a Associação de Pais e Mestre. Em 2008 teremos Curso de Magistério, com duração de 04 anos. A criação da home page da Instituição na rede mundial de computadores, através do endereço http://www.escolaalcideslins.com.br é também um fato marcante na história desta instituição. “Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma”.
RUBEM ALVES

top